Image


Publicado por :   Associação Ginecologistas   |   Dia : 01-09-2022   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica 1334

Segue o Projecto de Mentoria aos Serviços de Saúde Materno – Infantil

AMOG em parceria com a UNICEF

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas realizou em Maio último, mais uma ronda de visitas de Mentoria aos Serviços de Saúde Materno – Infantil, nas províncias de Sofala e Tete, enquadradas no Projecto de Mentoria da UNICEF, do qual a AMOG é parceiro de implementação.


Desta feita, foram realizadas 5 visitas, sob orientação da Coordenadora Eliana Coelho, médica ginecologista-obstetra membro da Direcção da AMOG, com o propósito de avaliar o nível de implementação das mentorias, as competências técnicas das enfermeiras de saúde materno-infantil (SMI) mentoras locais, os ganhos adquiridos pelas enfermeiras mentoradas e a qualidade de atenção de saúde materna infantil prestada nas unidades sanitárias visitadas.

Nesta ronda foram abarcados 6 distritos, sendo que cada visita contou com a participação de 1 Mentor Mestre, médico gineco-obstetra membro da AMOG, mais propiamente o Dr. José Martins Pires, Dr. Diante Docane Júnior e Dr. Eduardo Matediana, que visitaram os distritos de Gorongosa, Nhamatanda e Dondo em Sofala, respectivamente; e em Tete, o Dr. João Sérgio Mutacate, Drª Sandra Leão e Dr. Agostinho de Janeiro, que visitaram os distritos de Angónia, Cahora Bassa e Moatize, respectivamente.

As actividades tiveram durações de 5 a 7 dias, onde os Mentores Mestres, juntamente com as enfermeiras mentoras de SMI, foram visitar as unidades sanitárias mentoradas pelas enfermeiras nos últimos meses. Em alguns dos centros de saúde foram constatados alguns constrangimentos, tais como a existência de kits de emergência obstétrica e de reanimação neonatal incompletos, inexistência de fluxogramas afixados, rotura de stock de determinados fármacos, entre outros.

Mentor Mestre, Dr. José Pires, e sua equipa em visita ao Centro de Saúde de

Nhambondo no Distrito de Gorongosa

Por outro lado, alguns dos pontos fortes encontrados foram boa coordenação e comunicação interpessoal das equipas, pastas de arquivo contendo as fichas clínicas de parto bem organizado, bom domínio técnico dos procedimentos e técnica, e a existência de compartimentos de consultas que garantissem privacidade.

Assim, os mentores trabalharam juntamente com as equipas dos centros de saúde com vista a melhorar as suas habilidades técnicas e organizacionais e deixaram ficar recomendações das possíveis medidas a tomar para garantir a provisão de serviços de qualidade de saúde materno-infantil.


Direitos reservados a AMOG



Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica