
Publicado por : Associação Ginecologistas | Dia : 27-04-2021 | Gostar Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica 685
Homenagem à Dra. Maria Luísa de Almeida
Uma das membros fundadoras da AMOG
Os médicos obstetras e ginecologistas de Moçambique prestaram homenagem em memória à Dra. Maria Luísa de Almeida, das primeiras médicas especialistas em Ginecologia e Obstetrícia pós-independência.
Em cerimónia orientada pelo Dr. Ussene Isse, Director Nacional para Assistência Médica, em representação do Ministro da Saúde, Armindo Tiago, a homenagem póstuma à Dra. Maria Luísa de Almeida durou duas horas, entre às 09h00 e 11h00, no passado sábado, dia 17 de Abril, no Hotel Southern Sun.
Momentos da cerimónia.
Na ocasião, deu-se a leitura de mensagens por parte da família, colegas de enfermagem, Hospital Central de Maputo, Hospital Privado de Maputo, Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos de Moçambique, Associação Médica de Moçambique e Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG).
Vice-presidente da AMOG entregando porta-retrato da doutora Maria Luísa à família
Segundo a Dra. Maria Emília Gonçalves, fincou-se a estrutura vertical que aponta para a humanidade, exemplo, valores como respeito, apoio, confiança, que evidentemente são marcas dos feitos e legado que a Dra. Maria Luísa de Almeida deixou para a comunidade médica, académica e seus pacientes. Além disso, juntar as pessoas numa manhã não seria o suficiente para descrever a notável e imensurável obra no trabalho prestado pela doutora Maria Luísa durante 40 anos, ao Sistema Nacional de Saúde.
Médicos ginecologistas e obstetras com a família.
A Dra. Maria Luísa de Almeida trabalhou para a AMOG, a qual se juntou em 2006 como membro fundadora. Por dois mandatos, ocupou o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Direcção da associação. De lá até a data de sua prematura partida, ela esteve muito empenhada em vários momentos do crescimento da associação, que é uma organização coletiva que surgiu como alternativa para estabelecimento de um grupo com objetivos e interesses comuns na área de ginecologia e obstetrícia.
A Dra. Luisa, perdeu a vida em Fevereiro de 2021, vítima de Covid-19 e deixou um legado que será sempre a inspiração e o orgulho de todos os médicos ginecologistas e obstetras do país.
Vídeo de depoimentos dos membros da AMOG
Para mais imagens do evento, consulte o anexo disponível neste artigo (na margem direita para a versão desktop e no rodapé da página para a versão móvel).
Direitos reservados à AMOG