Image


Publicado por :   Associação Ginecologistas   |   Dia : 26-10-2021   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica 1310

Dr. Momade Ustá: um homem de causas!

Homenagem ao falecido presidente da AMOG

O falecido médico gineco-obstetra Dr. Momade Bay Ibraimo Ustá foi homenageado, no sábado passado, dia 16 de Outubro, pela Associação Moçambicana de Obstetras Ginecologistas (AMOG), organização de que foi Secretário Geral por 6 anos e Presidente por outros 3.


A cerimónia de reconhecimento dos feitos de Dr. Ustá teve lugar na cidade de Maputo, e contou com a participação de familiares do homenageado, do corpo directivo e quadros da AMOG, de membros do governo e outras organizações que lidam com questões relacionadas à saúde. 

Dr. Momade Bay Ibraimo Ustá, membro-fundador da AMOG, é conhecido pelo seu engajamento na luta sobretudo pela melhoria nas questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva. O médico, que perdeu a vida em Maio deste ano, quando ainda exercia, igualmente, as funções de Presidente da AMOG, percebeu cedo que muitas mulheres perdiam a vida por causa da problemática do aborto inseguro. Foi neste contexto que deu a vida pela causa da legalização do aborto no país, facto que se veio a materializar em 2014. 

Além disso, o médico batalhou muito pela melhoria da qualidade do atendimento hospitalar, sobretudo no que diz respeito à mulher grávida. Foi neste contexto que, segundo colegas e companheiros da sua longa jornada, teve a iniciativa de implantar, no Hospital Geral José Macamo, serviços de Ginecologia e Obstetrícia, facto que veio a reduzir o fluxo de mulheres que procuram por aqueles serviços no Hospital Central de Maputo, ao ponto de a dada altura terem superado o número de partos realizados na maior unidade sanitária do país. 

Dra. Hermengarda Pequenino comunicando as boas vindas

Coube à Dra. Hermengarda Pequenino, Presidente Interina da AMOG, dar a mensagem de boas vindas aos presentes na homenagem. Na ocasião, deixou claro que homenagear Dr. Momade Bay Ibrahimo Ustá é uma acção especial para a associação que actualmente dirige, sobretudo para todos aqueles que directamente trabalharam com o reconhecido. “Desde cedo o nosso homenageado emprestou o seu saber e qualidade profissionais”, frisou.

Família agradeceu a homenagem

A AMOG ofereceu uma lembrança à família do Dr. Momade Bay Ibrahimo Ustá, em jeito de reconhecimento pelos serviços que prestou à saúde em vida. A família Ustá agradeceu à AMOG, tendo deixado ficar que o seu nome só não vai desaparecer se se continuar a levar o seu legado para diversos cantos do país, ensinando sobre as boas práticas no atendimento hospitalar humanizado.

Filha, Euridse Ustá e irmão, Utá Ustá, do falecido Dr. Ustá

“Um exemplo a seguir.”

― Gilberto Manhiça, Bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique

“Dr. Momade Bay Ibrahimo Ustá foi um exemplo de transmissão de conhecimentos que devemos seguir. Tinha uma capacidade incrível e humildade tanta que é um exemplo de postura. Como ser humano era um homem interessante, extremamente exigente. O facto de conversar não permitia que se criasse espaço para não se cumprir devidamente com o trabalho. Fazia exigências na hora.” 

Dr. Gilberto Manhiça

“Queríamos homenageá-lo em vida.”

― Ivone Zilhão, presidente da Rede dos Direitos Sexuais e Reprodutivos

“Trabalhei com ele desde 2009 na área de saúde sexual e reprodutiva. Havia muita morte de raparigas por causa da questão da gravidez e queríamos reduzir mortes por causa do aborto inseguro. Foi aí que se decidiu criar uma Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reproductivos, e a nossa motivação principal era a despenalização do aborto. O Dr. Ustá foi um dos pilares deste processo. Queríamos ter feito a homenagem em vida, mas a morte o levou prematuramente. Uma pessoa nobre e com ímpeto muito grande na questão do aborto.” 

Dra. Ivone Zilhão

Mensagens em exposição

A homenagem ao Dr. Momade Bay Ibrahimo Ustá contou também com mensagens expostas no formato de fotografias. Tratou-se de dedicatórias de familiares, colegas e amigos que privaram com o homenageado em vida. A título ilustrativo, a mensagem da presidente interna da AMOG, Dra Hermingarda Pequenino, indica que Dr. Momade Bay Ibrahimo Ustá “Foi professor da especialidade, dos quais com quem trabalhei e aprendi no Hospital Geral José Macamo. Antes de eu começar a pós-graduação, manifestei interesse em fazer especialização em Ginecologia e Obstetrícia e ele me colocou a trabalhar neste departamento e me ensinou sobretudo as técnicas de cirurgia.” 

Outra mensagem a destacar é de Dr. António Bugalho, que escreveu que “O seu interesse na especialidade manifestou-se desde os tempos que era estagiário do curso de medicina...como especialista, concentrou a sua actividade profissional no Hospital Geral José Macamo, transformando o serviço de Obstetrícia e Ginecologia num departamento com várias valências de natureza académica.” 

Exposição em homenagem ao falecido Dr. Ustá

Para além da exposição, a homenagem contou com a divulgação de um vídeo contendo mensagens de apreço ao trabalho feito durante muitos anos pelo Dr. Momade Bay Ibrahimo Ustá.


Direitos reservados a AMOG



Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica