Image


Publicado por :   Associação Ginecologistas   |   Dia : 09-03-2023   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica 399

Divulgada a Carta de Livingstone sobre Cuidados de Aborto Seguro

AMOG na liderança com outras 4 associações africanas

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas reiterou o seu comprometimento de fortalecer o acesso ao aborto seguro a nível de Africa, ractificando com a Carta de Livingstone sobre Cuidados de Aborto Seguro, publicada no dia 8 de Março, na sequência da celebração do dia Internacional da Mulher.


A criação da carta foi discutida durante a reunião de aprendizagem do projecto Advocacia pelo Aborto Seguro da FIGO, realizada no passado mês de Janeiro em Livingstone, e contou com a participação das associações parceiras de implementação do projecto na região da África Oriental, Central e Austral, nomeadamente a própria hospedeira Zâmbia, o Uganda, a Ruanda, o Quénia e Moçambique.

Assinada inicialmente por 5 associações, onde a AMOG foi representada pela sua Presidente do Conselho Directivo, Dra. Hermengarda Pequenino, o engajamento contínuo favoreceu a adesão de mais 5 outras homólogas africanas, nomeadamente do Benim, Camarões, Costa do Marfim, Mali e Burkina Faso.

A carta abarca 7 áreas prioritárias identificadas com vista a redução do aborto inseguro, prática que é uma das principais causas de mortes e deficiências maternas, alinhadas com o alcance do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3.1 com o intuito de reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortos para 100000 nascidos vivos até 2030.

Leia abaixo a referida carta.




Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica