Image


Publicado por :   Associação Ginecologistas   |   Dia : 30-05-2022   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica 173

Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica

23 de Maio

Neste ano, o dia é marcado sob o lema “Acabe com a fístula agora: invista em cuidados de saúde de qualidade, capacite as comunidades!”


Assinala-se hoje, dia 23 de Maio de 2022, o 10º aniversário do Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica aprovada pelas Nações Unidas, em seguimento de uma proposta feita pela União Africana.

A fístula obstétrica é uma doença que resulta de complicações durante o parto, em que a cabeça do bebé exerce pressão sobre a pélvis da mãe, provocando uma ruptura da parede entre a bexiga e a vagina ou entre a  vagina e o reto, fazendo com que a mulher tenha perdas involuntárias de urina e vazamento de fezes, pela vagina.

Segundo o Dr. Armando Melo, Director Nacional do Programa de Fístula e membro da AMOG - Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas, cerca de 2500 mulheres contraíram a fístula obstétrica no ano de 2021 em Moçambique, entretanto, muitas delas, desconhecem que a condição é tratável e tem cura.

O Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica visa enfatizar e promover o compromisso com a eliminação da condição em todo o mundo. A AMOG, como defensora dos Direitos Sexuais e Reproductivos da Mulher, encoraja todas as mulheres nesta condição a se dirigirem à Unidade Sanitária mais próxima para beneficiar do devido tratamento e exorta às entidades competentes a intensificarem a divulgação e disponibilidade destes serviços. 

Importa também salientar que para prevenir a fístula obstétrica existem várias abordagens desde a prevenção de gravidez precoce, o controle da gravidez na consulta pré-natal até a orientação ou referência atempada de casos complicados durante o trabalho de parto.

Toda a pessoa com fístula obstétrica deve se dirigir a uma unidade sanitária, de modo a que possa receber informação correcta, ser tratada e, desta forma, recuperar a normalidade da sua vida.


Direitos reservados a AMOG



Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica