Image

Hospital Geral José Macamo debate a problemática do aborto

Numa actividade de Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes

Profissionais de Saúde do Hospital Geral José Macamo (HGJM) beneficiaram recentemente de uma capacitação em matérias ligadas à redução da mortalidade materna por complicações de Aborto Inseguro. A formação contou igualmente com a presença da direcção do hospital e representantes do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

  45   0   0   23-07-2021
Image

A arte, no geral, e a música, em particular, devem ajudar no combate à mortalidade materno-infantil. Quem assim defende é a cantora Sistah Áfrika, que esteve, juntamente com Yolanda Chicane, vocalista da Banda Kakana, numa palestra de Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes em Saúde Sexual e Reprodutiva que decorreu na Escola Secundária Josina Machel, no passado dia 28 de Junho do corrente ano.

  471   0   0   20-07-2021
Image

Jornalistas capacitados sobre Aborto Seguro

No âmbito do Projecto pelo Aborto Seguro da AMOG

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG) juntou, no dia 29 de Junho, diferentes jornalistas num workshop com vista a garantir-lhes ferramentas e informações essenciais sobre o aborto seguro bem como os detalhes da Lei do Aborto. Foram no total 71 jornalistas capacitados, divididos da seguinte forma: 21 em Maputo; 10 em Niassa; 10 na Zambézia; 10 em Tete; 10 em Manica; e 10 em Sofala.

  72   0   0   09-07-2021
Image

AMOG quer maior divulgação da Lei do Aborto

Associação enfatizou a sua missão em encontro na Secretaria de Estado de Desporto

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG) esteve, recentemente, reunida com o Secretário do Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, para debater melhores estratégias para a divulgação da Lei do Aborto nas comunidades.

  61   0   0   06-07-2021
Image

Hospital Geral de Mavalane acolheu palestra sobre Humanização de Serviços

Clarificação de Valores foi inclusiva para vários profissionais da Unidade Sanitária

O Hospital Geral de Mavalane (HGM) levou a cabo recentemente uma palestra de Clarificação de Valores e Humanização de Serviços. Orientada pelo Dr. Honore Sumba Kahozi, gineco-obstetra, membro da AMOG e Director da Maternidade do HGM, a palestra contou com a participação de 25 profissionais de saúde do HGM, Centros de Saúde do Bairro Albasini e 1º de Maio. Constaram dentre os participantes médicos especialistas, residentes, licenciados de Saúde Materno-Infantil e enfermeiros de Urgência de Ginecologia.

  39   0   0   24-06-2021
Image

A Escola Secundária Francisco Manyanga foi palco, na passada sexta-feira, dia 11 de Junho, de um Workshop de Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes em Saúde Sexual e Reprodutiva. A iniciativa teve como público-alvo os adolescentes e jovens estudantes daquela escola e foi orientada pelo Dr. Agostinho Daniel e a Dra. Sandra Leão, médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia e membros da AMOG.

  36   0   0   18-06-2021
Image

Teve lugar, na última quinta-feira, dia 10 de Junho, na Escola Secundária da Polana, cidade de Maputo, um Workshop que abordou questões ligadas a Saúde Sexual e Reprodutiva, com maior enfoque para o aborto. A palestra que teve como abertura os discursos da Presidente Interina da AMOG, a Dra. Hermengarda Pequenino e o Director da Escola, o Professor Filipe Alfaiado, foi orientada por Emília Selemane, médica ginecologista e obstetra, membro da Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG), contou com a presença de 50 estudantes e 2 professores daquela instituição de ensino, bem como de representantes da Direcção da Educação da Cidade de Maputo.

  85   0   0   16-06-2021
Image

Comemorou-se na passada sexta-feira o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher

AMOG participou em cerimónia do MISAU alusiva à data

Sua Excelência Vice-Ministra da Saúde, Dra. Lídia Cardoso orientou na última sexta-feira, dia 28 de Maio, pelas 08h30, no edifício-sede do Ministério da Saúde (MISAU), as cerimónias centrais alusivas ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher.

  64   0   0   28-05-2021
Image

Hospital Central da Beira realizou Workshop de Clarificação de Valores

Actividade abrangiu 20 profissionais de saúde

Com a revisão do novo Código Penal, a Lei 35/2014 de 31 de Dezembro, Moçambique despenalizou o aborto efectuado por profissionais de saúde habilitados em estabelecimentos de saúde oficial ou oficialmente reconhecido, mediante condições estipuladas pela lei. O aborto é legal se for realizado nas primeiras 12 semanas de gravidez (para evitar perigo de morte ou grave lesão, psíquica, ou mental da mulher), ou nas primeiras 24 semanas de gravidez se ao nascituro for detectada uma doença grave ou má formação congénita. A lei também prevê o aborto dentro das 16 semanas, se a gravidez tiver resultado do crime de violação sexual ou de relação de incesto.

  104   0   0   26-05-2021
Image

“Não basta ser pastor, tem que ser um pensador!”, disse o Reverendo Marcos Macamo, em conversa com a AMOG sobre a postura que os líderes religiosos devem adotar em relação à questão do aborto.

  113   0   0   25-05-2021
Image

A Unidade Móvel do Instituto de Comunicação Social (ICS), em parceria com a Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG), escalou o distrito de Magude, mais propriamente os bairros e mercados adjacentes, nomeadamente o mercado Central, Tambarinhene, Missinhene, Guebuza, bairro Mawandla e a terminal de transportes semicolectivos de passageiros, em mobilização social para o Aborto Seguro. Para além das comunidades, a actividade alcançou também o Governo do Distrito de Magude, para apresentar o plano de trabalho e partilhar os seus principais objectivos.

  84   0   0   03-05-2021
Image

Homenagem à Dra. Maria Luísa de Almeida

Uma das membros fundadoras da AMOG

Os médicos obstetras e ginecologistas de Moçambique prestaram homenagem em memória à Dra. Maria Luísa de Almeida, das primeiras médicas especialistas em Ginecologia e Obstetrícia pós-independência.

  129   0   0   27-04-2021