Image

Para marcar a passagem do dia 28 de Setembro, o Dia Internacional de Acção para o Aborto Seguro e Legal, a equipe da AMOG, seus parceiros e figuras importantes no cenário da promoção da saúde da mulher em Moçambique, debateu a temática da objeção de consciência dos provedores de serviços de aborto seguro, em workshops realizados simultaneamente em Maputo, no Indy Village, na Beira, no Hospital Central da Beira, e online através da plataforma Zoom.

  88   0   0   19-10-2021
Image

AMOG realiza 14 dias de mobilização social em Manica

Em parceria com o Instituto de Comunicação Social

No âmbito da implementação do Projecto Advocacia pelo Aborto Seguro, a Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG) realizou entre os dias 26 de Agosto e 9 de Setembro, em parceria com a delegação provincial de Manica do Instituto de Comunicação Social (ICS), uma actividade de sensibilização nas comunidades de diferentes distritos, com recurso à uma Unidade Móvel de Mobilização Social.

  251   0   0   29-09-2021
Image

AMOG recebida pela Escola Secundária de Lhanguene

Em continuidade da série de clarificações de valores nas escolas

A Escola Secundária de Lhanguene acolheu recentemente uma palestra alusiva à Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes em Saúde Sexual e Reproductiva, sendo que a mensagem era principalmente destinada aos adolescentes e jovens daquela instituição para que fiquem esclarecidos sobre diversos aspectos relacionados à saúde sexual, com maior destaque para o Aborto Seguro.

  511   0   0   24-09-2021
Image

Procura pelo aborto seguro supera expectativas em Tete

Solicitação do serviço sobe em 163%

Contrariamente ao que assistimos em outras províncias, a afluência às Unidades Sanitárias na província de Tete supera as expectativas. Dados colhidos apontam para a subida em 163% ao nível da procura de atendimento de Aborto Seguro.

  372   0   0   08-09-2021
Image

Hospital Provincial da Matola recebe capacitação sobre a Lei do Aborto

Actividade abrangiu cerca de 20 profissionais de saúde

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG) capacitou, recentemente, profissionais de saúde do Hospital Provincial da Matola, na província de Maputo, em matérias ligadas à Lei do Aborto, Direitos Sexuais e Reproductivos, e Clarificação de Valores e Mudança de Atitudes.

  516   0   0   03-08-2021
Image

Hospital Geral José Macamo debate a problemática do aborto

Numa actividade de Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes

Profissionais de Saúde do Hospital Geral José Macamo (HGJM) beneficiaram recentemente de uma capacitação em matérias ligadas à redução da mortalidade materna por complicações de Aborto Inseguro. A formação contou igualmente com a presença da direcção do hospital e representantes do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

  630   0   0   23-07-2021
Image

A arte, no geral, e a música, em particular, devem ajudar no combate à mortalidade materno-infantil. Quem assim defende é a cantora Sistah Áfrika, que esteve, juntamente com Yolanda Chicane, vocalista da Banda Kakana, numa palestra de Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes em Saúde Sexual e Reprodutiva que decorreu na Escola Secundária Josina Machel, no passado dia 28 de Junho do corrente ano.

  1114   0   0   20-07-2021
Image

Jornalistas capacitados sobre Aborto Seguro

No âmbito do Projecto pelo Aborto Seguro da AMOG

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG) juntou, no dia 29 de Junho, diferentes jornalistas num workshop com vista a garantir-lhes ferramentas e informações essenciais sobre o aborto seguro bem como os detalhes da Lei do Aborto. Foram no total 71 jornalistas capacitados, divididos da seguinte forma: 21 em Maputo; 10 em Niassa; 10 na Zambézia; 10 em Tete; 10 em Manica; e 10 em Sofala.

  245   0   0   09-07-2021
Image

AMOG quer maior divulgação da Lei do Aborto

Associação enfatizou a sua missão em encontro na Secretaria de Estado de Desporto

A Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG) esteve, recentemente, reunida com o Secretário do Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, para debater melhores estratégias para a divulgação da Lei do Aborto nas comunidades.

  249   0   0   06-07-2021
Image

Hospital Geral de Mavalane acolheu palestra sobre Humanização de Serviços

Clarificação de Valores foi inclusiva para vários profissionais da Unidade Sanitária

O Hospital Geral de Mavalane (HGM) levou a cabo recentemente uma palestra de Clarificação de Valores e Humanização de Serviços. Orientada pelo Dr. Honore Sumba Kahozi, gineco-obstetra, membro da AMOG e Director da Maternidade do HGM, a palestra contou com a participação de 25 profissionais de saúde do HGM, Centros de Saúde do Bairro Albasini e 1º de Maio. Constaram dentre os participantes médicos especialistas, residentes, licenciados de Saúde Materno-Infantil e enfermeiros de Urgência de Ginecologia.

  195   0   0   24-06-2021
Image

A Escola Secundária Francisco Manyanga foi palco, na passada sexta-feira, dia 11 de Junho, de um Workshop de Clarificação de Valores e Transformação de Atitudes em Saúde Sexual e Reprodutiva. A iniciativa teve como público-alvo os adolescentes e jovens estudantes daquela escola e foi orientada pelo Dr. Agostinho Daniel e a Dra. Sandra Leão, médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia e membros da AMOG.

  184   0   0   18-06-2021
Image

Teve lugar, na última quinta-feira, dia 10 de Junho, na Escola Secundária da Polana, cidade de Maputo, um Workshop que abordou questões ligadas a Saúde Sexual e Reprodutiva, com maior enfoque para o aborto. A palestra que teve como abertura os discursos da Presidente Interina da AMOG, a Dra. Hermengarda Pequenino e o Director da Escola, o Professor Filipe Alfaiado, foi orientada por Emília Selemane, médica ginecologista e obstetra, membro da Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas (AMOG), contou com a presença de 50 estudantes e 2 professores daquela instituição de ensino, bem como de representantes da Direcção da Educação da Cidade de Maputo.

  168   0   0   16-06-2021