Mesa Redonda Tema

Acesso aos serviços de Aborto seguro em Moçambique

28 de Setembro de
2020

13:00 - 16:00

Hotel Radisson Blu

Participar

Por Ocasião do Dia Internacional do Aborto Seguro
“Aborto também é uma emergência social.Sem estigma. Sem Mortes”

Celebra-se a 28 de Setembro de 2020, o Dia Internacional do Aborto Seguro e Legal. Em Moçambique a data é comemorada com o objectivo de chamar à atenção de todos sobre a necessidade de oferta dos serviços de aborto no SNS, este ano tendo como lema “Aborto também é uma emergência social. Sem estigma sem Mortes”

Um elevado número de raparigas e mulheres pode ser alvo de consciencialização sobre o aborto seguro evitando que muitas morram diariamente por optarem por um aborto inseguro (fora da unidade sanitária e ou por pessoal não treinado). A morbi e mortalidade maternas por complicações do aborto inseguro pode estar relacionada à barreiras sócio-culturais, económicas, políticas, legais e institucionais que impedem o livre acesso ao aborto seguro e legal.

Moçambique faz parte dos cinco países de África, (Tunísia, Cabo Verde, África do Sul, Etiópia e São Tomé e Príncipe) que realizou reformas ao nível das leis para descriminalizar e eliminar algumas barreiras de carácter jurídico. No entanto, a existência de outras barreiras incluindo a influência dos objectores de consciência dentro das instituições de saúde do Sistema Nacional de Saúde, quer por pessoal responsável pela provisão de serviços, quer por vezes por gestores, ainda impedem que muitas mulheres e raparigas tenham acesso ao aborto seguro no nosso país

Moderadora

Maira Domingos
FORUM MULHER

Oradores

Gizela Azambuza
MISAU
Momade Bay Usta
AMOG
Luisa Mureche
MCD Ka Maxaquene